Cutanplast Esponja Hemostática Absorvível

Cutanplast Esponja Hemostática – Gelfoan

Cutanplast Standard – 70X50X10

Cutanplast Large – 80x125x10

Cutanplast é uma esponja de gelatina estéril, de origem animal, insolúvel em água, fácil de manejar e reabsorvível. A sua finalidade é facilitar a hemóstase (parar a hemorragia). Esta esponja é esbranquiçada e de porosidade uniforme.

Mecanismo de ação da esponja hemostática – Cutanplast

Quando o sangue é absorvido o produto promove a coagulação, servindo como coadjuvante no controle da hemorragia local.
Quando usado corretamente e na quantidade adequada, Cutanplast é reabsorvido dentro de 3-4 semanas. A quantidade de produto a ser usado e a sua reabsorção dependerá da extensão da superfície de sangramento e do tipo de tecido no qual é aplicado.

Faça um Orçamento!

Ou peça informações pelo Fone/Whatsapp:
(32) 98826-1823


Indicações

Cutanplast pode ser usado seco ou embebido em solução fisiológica estéril, em intervenções cirúrgicas (exceto nas oftálmicas).
Pode ser aplicado de forma simples ou exercendo uma leve compressão, como um hemostático para o controle da hemorragia de capilares venosos e arteriais, onde são impraticáveis outros procedimentos de hemostasia convencional (suturas, compressões, ligaduras, etc)

Cutanplast pode ser cortado no tamanho desejado, utilizando tesouras esterilizadas, sem qualquer fragmentação e tem uma aderência reduzida em relação a pinças e instrumentos cirúrgicos.

Para utilizar Cutanplast Powder é necessário misturá-lo com solução fisiológica estéril

Como utilizar

Ler com muita atenção estas instruções de uso antes de utilizar o produto. Antes da utilização, verificar a integridade da embalagem. A esterilidade é garantida somente se a embalagem não estiver danificada ou molhada.
Ter sempre muito cuidado com a assepsia em todas as fases do manuseio do produto.
Utilizar sempre a quantidade mínima do produto para obter a hemóstase.

Cutanplast pode ser utilizado tal e qual como é, seco, ou embebido em solução fisiológica.
Aplique o produto sobre a área da hemorragia exercendo uma leve pressão até obter a hemóstase.
Se o produto não pode ser removido após a hemóstase, eliminar cuidadosamente o produto utilizado em excesso.
Utilizar o produto dentro do  prazo de validade impresso na embalagem primária, secundária e na caixa.
O produto é fornecido nos tamanhos referidos nestas Instruções para Uso.

Conservação

Cutanplast deve ser conservado à temperatura ambiente em local seco
Cutanplast deve ser mantido ao abrigo da luz solar direta.

Também comercializamos a esponja hemostática Hemospon. Para conferir o descritivo, clique aqui

Contraindicações

  • Não utilizar para o encerramento de incisões na pele, pois pode interferir com a cura e o processo de cicatrização da pele.
  • Não utilizar nas cavidades intravasculares devido ao risco de embolização.
  • Não utilizar para procedimentos de embolização
  • Não utilizar em pacientes com alergia conhecida ao produto
  • Não utilizar em feridas infectadas.

Precauções

– O uso de Cutanplast não permite negligenciar as normais práticas de hemóstase.
– Após a hemóstase, remover quando possível, o produto a partir do local de aplicação, para evitar o risco de deslocamento do produto e a possibilidade de compressão das estruturas adjacentes.

– Remover o Cutanplast a partir da base da aplicação quando usado em foramens ósseos na medula espinhal e/ou no nervo, quiasma ótico ou nas regiões envolventes ou adjacentes aos mesmos.

– Remover o Cutanplast a partir da base da aplicação quando for utilizado em neurocirurgia ou nas regiões envolventes ou adjacentes aos nervos, porque quando o produto aumenta de volume poderá causar dano por compressão, mesmo graves no tecido nervoso.

– Não utilizar Cutanplast no caso de hemorragia arterial forte, no caso de estagnação de sangue ou outros líquidos orgânicos e quando a fonte hemorrágica estiver completamente neutralizada.

– Não utilizar Cutanplast em intervenções pós-parto e para o controle da menorragias.

– A segurança e a eficácia de Cutanplast em intervenções oftalmológicas não foi verificada.

– A segurança e eficácia de Cutanplast em crianças e mulheres grávidas não foi verificada.

Atenção: Cutanplast é fornecido estéril e descartável. Frações do produto não urilizadas devem ser descartadas. As embalagens abertas e inutilizadas devem ser eliminadas.

Atenção: Quando for utilizado em espaços de tecido fechados ou confinados não é recomendada a compressão preliminar do produto  para evitar o seu aumento de volume, devido aocontato com os fluidos orgânicos, o que pode causar danos.

Atenção: Apesar de algumas vezes ser indicado para preenchimento de cavidades para a obtenção da hemóstase, Cutanplast não deve ser usado desta forma sem previamente ser cuidadosamente removido o excesso de produto, bem como após a realização da hemóstase.

Atenção: Utilizar na quantidade mínima para obter a hemóstase e remover sempre qualquer produto em excesso do local da aplicação.

Atenção: Não utilizar a esponja hemostática juntamente com circuitos de recuperação de sangue autólogo, porque foi demonstrado que partículas de agentes hemostáticos podem passar através dos filtros de transfusão dos sistemas de purificação.

Atenção: Não utilizar em associação com cimento ósseo metilmetacrilato. Foi demonstrado que a estrutura porosa enfraquece a resistência do cimento utilizado na fixação das próteses à superfície óssea.

Atenção: Foram relatados casos de reabsorção incompleta e perda de audição devido ao uso de esponjas de gelatina hemostática nas operações de timpanoplastia.

Atenção: Não utilizar em casos de distúrbios da coagulação.

Atenção: A associação de Cutanplast com substâncias farmacologicamente ativas ou outras substâncias deve ser cuidadosamente ponderada pelo cirurgião e, em qualquer caso, será de sua inteira reponsabilidade.

Atenção: A segurança e a eficácia de Cutanplast nos procedimentos cirúrgicos em urologia deve ser verificada. Não deve ser deixado na pelve renal, nos cálices renais e na uretra para evitar a possível formação de cálculos.